domingo, 16 de dezembro de 2012

A importância da família na educação da criança.




       
            Hoje, a escola assume funções outrora reservadas à instituição familiar, não conseguindo suportar tantas atribuições. Muitas famílias delegam à escola toda a educação dos filhos, desde o ensino das disciplinas específicas até a educação de valores, a formação do caráter, além da carência afetiva que muitas crianças trazem de casa, esperando que o professor supra essa necessidade. A ausência dos pais na escola ou o não acompanhamento do desempenho escolar do filho já se tornou tema de discussão nas reuniões pedagógicas, docentes e administrativas e tem se tornado aspecto relevante e até decisivo para o progresso ou não dos alunos.
            Em virtude disso, há a necessidade da parceria entre família e escola. Para que a parceria dê certo é preciso que haja respeito mútuo, o que favorece a confiança e demonstra competência de ambas as partes.
           Tiba (2002, p.183) afirma que “[...] quando a escola, o pai e a mãe falam a mesma língua e têm valores semelhantes, a criança aprende sem grandes conflitos e não joga a escola contra os pais e vice-versa [...]”.   É possível se pensar em algumas ações, tais como:

  • Período
    Ações

    Bimestral
    *Palestra sobre a temática.
    É sugerido que seja um encontro dinâmico de forma que envolva os pais em uma atividade prazerosa e que gere frutos. Neste momento será proposto assistir um filme que aborde a temática em questão e que logo depois seja proporcionado um momento de socialização e discussão sobre o assunto, onde todos possam se responsabilizar pela aprendizagem dos alunos. Esta atividade deve ser realizada por turma de modo que os resultados esperados sejam devidamente alcançados.


    Bimestral
    *Promover um encontro antes do conselho docente, pelo menos um mês antes, a fim de juntamente com os pais verificar quais ações ainda podem ser investidas visando à melhoria de aprendizagem do alunado (pré-conselho). Nestes encontros, é fundamental que se analisem documentos que indiquem os avanços e as dificuldades dos alunos, como os portfólios dos alunos, produções, diários de classe e relatórios. Para o cumprimento dos devidos fins, é importante que este movimento seja realizado por turma ou por ano, de modo que sejam pequenos grupos.




    Semanalmente


    *Visitas domiciliares.
    Estas devem acontecer semanalmente. Tanto diretores escolares, quanto coordenador pedagógicos devem juntos, programar em suas agendas mensais dias alternados para realizarem visitas domiciliares com a finalidade de procurar a família para conversar, orientar, buscar informações a respeito da criança e de certa forma envolve-la no acompanhamento dos filhos. Estas devem acontecer principalmente com as famílias mais ausentes e crianças que necessitam de maior atenção.


    Bimestral


    *O dia dos pais na escola.
    Este dia será direcionado a tarefas em que os pais vão está presentes na escola. Deverá ser organizada uma espécie de gincana contendo atividades em que a criança juntamente com seu responsável realizarão juntas os comandos. De modo que tanto a criança quanto o responsável sintam-se bem com o trabalho em conjunto.














"O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno".
Icami Tiba


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