|
Atividade Teórico
Prática
Plano de Formação
|
||||||||||||||||||||||||
CURSO
|
Pedagogia
|
Circuito
|
11
|
Período
|
7º
|
Polo
Presencial
|
Andaraí-
Bahia
|
||||||||||||||||||
Aluno
|
Ina
dos Santos Silva; Luci Oliveira Brito dos Santos; Maria Antonina Lopes
Macedo; Robélia de Oliveira Santos; Silmara Oliveira Silva Santos; Valdecí
Pereira Sousa
|
||||||||||||||||||||||||
Tutor
|
Isa
Dourado Neto de Abreu Bacelar
|
||||||||||||||||||||||||
Disciplina
|
Tópicos Especiais na Educação III
|
||||||||||||||||||||||||
Gestor(a) da disciplina
|
Profª Maria Luiza Ferreira dos
Santos
|
||||||||||||||||||||||||
Tema da formação
|
Leitura
com autonomia – Produção textual – Interpretação de textos
|
||||||||||||||||||||||||
Objetivos da Formação
|
Geral: Entender o
processo de aprendizagem da leitura e da escrita como um processo complexo e
contínuo de construção de competências para a participação efetiva nas
práticas sociais de leitura. Articulando através de estratégias formativas a construção de um
dispositivo de formação que ajude o docente a superar os desafios de ordem
didática, favorecendo a aprendizagem das crianças e adolescentes, valorizando
o professor como ser reflexivo beneficiando a ampliação de sua prática
docente.
Específicos:
*Compreender
a construção das hipóteses de leitura dos alunos a partir das condições
didáticas oferecidas.
*Compreender
a importância das estratégias de leitura para planejar boas situações de
ensino de leitura pelo aluno na alfabetização inicial.
*Ressignificar
as aulas de leitura pelo aluno, compreendendo a necessidade de se oferecer
boas condições e intervir de maneira que as crianças possam avançar
significativamente em sua hipótese de leitura.
*Compreender a
leitura como processo de interação entre o texto e o leitor.
*Compreender que
para o leitor receber as informações de um texto, ele necessita apropriar-se
de estratégias que fomentem esta compreensão permitindo ao mesmo situar-se
como leitor aparelhado diante da leitura e levando-o a assumir um papel ativo
perante ela, possibilitando-lhe construir uma interpretação possível do texto
como fornecer suporte para que o mesmo resolva os problemas que aparecem no
decorrer de uma atividade de leitura.
*Analisar bons
modelos de situações de leitura analisando as condições didáticas oferecidas
pela docente a fim de gerar aprendizado por parte do alunado.
*Analisar
a produção textual de um estudante da rede do final do ano de 2011, a fim de
observar quais as maiores fragilidades que os estudantes apresentam ao
produzirem um texto literário;
*Analisar
dois textos narrativos para saber como se dá a organização textual e os
recursos da narrativa ficcional;
*Ressignificar
a etapa de planejamento da produção de texto, cuidando para que alguns
aspectos que ainda não são assegurados na etapa de planejamento possam seguir
sendo fortalecidas nas nossas classes.
*
Aprofundar o olhar do grupo sobre as condições envolvidas na produção
textual: a ordem dos acontecimentos em uma história;
*Compreender que para situar adequadamente
os acontecimentos no tempo dentro da produção escrita, é preciso trabalhar e
aprimorar esta competência desde os primeiros anos do Ensino Fundamental;
*Compreender que abordar o tema dos
marcadores temporais em diferentes etapas do trabalho (planejamento, escrita
e revisão), ajuda a organizar o discurso e colabora para o aperfeiçoamento da
escrita, evitando que ocorra uma série de equívocos.
|
||||||||||||||||||||||||
Conteúdos
|
Conceituais: textos para estudo - Estratégias de
leitura (Isabel Solé); Vídeo: Caminhos para ler o mundo. (Tvescola); A
autonomia do leitor: uma análise didática – Délia Lerner; A Revisão Textual
na Sala de Aula: Reflexões e Possibilidades de Ensino – Ana Carolina Perrusi
Brandão; Vídeo: Ler e escrever - Ensinar a produzir textos.
Procedimentais: Análise de resultados de diagnósticos de
leitura; Estudo de textos; Análise de produções de alunos;
Atitudinais: Trabalhos coletivos, em pequenos grupos;
Socialização de reflexões.
|
||||||||||||||||||||||||
rocedimentos metodológicos
|
1ª
formação: Leitura
Apresentação da pauta e objetivos da
formação.
*Apresentação
de uma banca de livros. A formadora apresentará a banca, a diversidade de
gêneros e solicitará que cada participante da oficina se dirija até a banca e
escolha um livro ou outro tipo de veículo de leitura disponível, pensando no
propósito com que leria o tipo de leitura escolhida. Num dado momento cada um
explicitará seus motivos.
*Levantamento
dos conhecimentos prévios (construídos nas formações anteriores e nas
ACS)
- Dividir a turma em dois grupos: CICLO I E
CICLO II.
Entregar um pedaço considerável de papel
metro para cada grupo, onde eles registrarão suas reflexões acerca da
consigna lançada.
Lançar consigna para o grupo:
Consignas:
- O que o professor precisa saber para
ensinar os alunos a ler?
- O que o professor precisa saber para
planejar boas situações de ensino de leitura pelo aluno na alfabetização
inicial (CICLO I)
- O que o professor precisa saber para
planejar boas situações de ensino de leitura pelo aluno no segundo ciclo?
- Como ajudar as crianças a lerem com maior
sentido e autonomia? (CICLO I)
Socialização oral com a apresentação de
cada grupo (a formadora deve anotar todas as reflexões feitas pelos
docentes);
Estudo
de texto: Estratégias de leitura (Isabel Solé)
- Dividir a turma em cinco grupos.
- entregar o texto para os presentes e
informá-los sobre o que corresponderia a cada grupo, ler e analisar para
posteriormente socializar com os demais.
- assinalar o que for relevante para a formação
e contribuição com o tema em questão.
- socialização do conteúdo pelos grupos e
apresentação dos slides preparados pela formadora. (seguir o planejado no
slide)
-encerrar a discussão com uma reflexão
sobre a importância da leitura.
Tematização
de vídeo: Caminhos para ler o mundo. (Tvescola)
Com a turma ainda dividida em grupo:
- Entregar aos professores tabela contendo:
Condições didáticas / Intervenções do professor.
- Pedir que ao assistir o vídeo, façam a
análise conforme os tópicos da tabela, anotando os pontos relevantes.
- Exibição do vídeo: Caminhos para Ler o
mundo.
- Socializar as reflexões, pedindo que os
grupos complementem as colocações ditas na orientação didática 2.
|
||||||||||||||||||||||||
|
2ª
Formação: Leitura
*Apresentação da pauta da formação.
*Formação leitora – Apresentar uma banca de
livros contendo materiais que podem ser utilizado em uma aula de leitura com
autonomia pelas crianças. Neste momento comentar sobre a importância da
leitura na vida do educador.
*Leitura compartilhada pelo formador: A vingança
da porta de Fernando Sabino. (apresentação do livro, autor, critério de
escolha, desenvolvimento da leitura de acordo com as orientações de leitura
em voz alta pelo professor).
*Análise
dos resultados do diagnóstico de leitura com autonomia (grupo piloto – 4ª
séries e provinha Brasil/2011).
Apresentar os quadros contendo os resultados
obtidos pelas três turmas de 4ª série de 2011 com o intuito de favorecer a
reflexão acerca das fragilidades ainda existentes neste âmbito de ensino
concernentes às práticas de leitura com autonomia. Mostrar também um quadro
comparativo de habilidades leitoras e o resultado da tabulação da provinha
Brasil mobilizando também os professores do ciclo I.
-
Lançar consignas:
*Com base na análise destes dados, o que
vocês supõem que pode ter impactado nestes resultados?
*E como podemos intervir de modo a oferecer
suportes para que os discentes consigam avançar na sua proficiência leitora?
*O formador deverá auxiliar os professores
no momento da análise ajudando-os a observar e concluir que estes resultados
são evidências claras de uma fragilidade no ensino de habilidades necessárias
à leitura com autonomia que ainda se encontra em nossas classes. Que ainda é
preciso rever nossos planos de ensino, nossas rotinas semanais, planos de
aula a fim de observar como este aspecto está garantido nestes documentos e
na prática.
*É importante que todas as considerações
feitas sejam registradas para futuras ações e intervenções.
*Estudo
de texto – A autonomia do leitor: uma análise didática – Délia Lerner.
*Propor uma leitura coletiva do texto de
Délia Lerner observando os aspectos relevantes à discussão em questão e que
possam subsidiar a prática docente quanto à temática.
*A proposta é que à medida que se for lendo
o texto os participantes vão parando e dando suas contribuições acerca do que
foi lido e tirando as dúvidas quando estas surgirem.
*O formador deverá anotar tudo que for
relevante à prática.
Análise de um projeto centrado na leitura
“As aventuras de Gulliver” com a intenção de produzir uma nova aventura pelas
crianças.
*Dividir a turma em dois grupos (ciclo I e
ciclo II) para análise do material.
*Solicitar que leiam o projeto identificando
as condições didáticas apresentadas pelo material que possam subsidiar o
professor quanto à formação da autonomia leitora das crianças.
*Socialização das conclusões dos grupos.
*Apresentar na tela de projeção as
avaliações diagnósticas de leitura com autonomia (ICEP) com o intuito que os
professores percebam quais investimentos ainda se fazem necessários serem
feitos quando se refere à leitura com autonomia.
*Acionando
as aprendizagens.
*Elaboração de um plano de aula de leitura
com autonomia que contemplem as necessidades e especificidades de cada ciclo.
*O
grupo deve está organizado por ciclos. O formador auxiliará os grupos nas
reflexões que são necessárias no momento do planejamento.
OBS.: Lembrá-los que já existem algumas
situações contempladas nas rotinas e planos de ensino que garantam a leitura
com autonomia. O que está em jogo é o planejamento da prática garantindo as
condições didáticas necessárias a um desenvolvimento da proficiência leitora
do aluno.
*O formador orientará na elaboração do
plano intervindo sempre que necessário com as contribuições fornecidas pelo
texto à medida que os docentes deixarem passar despercebidas.
|
||||||||||||||||||||||||
|
3ª
Formação: Produção textual
* Leitura
compartilhada: A Lenda Chinesa de autor desconhecido.
*Análise
de duas Produções Textuais de alunos da Rede;
- Antes de realizar esta etapa de trabalho
a formadora seguirá com a apresentação de alguns slides contendo alguns
recortes importantes sobre produção como: o que é produção de texto? Por que
ensinar os alunos a produzirem textos? O que ensinar na produção de textos? O
objetivo é estabelecer um paralelo acerca do que sabem os professores e
daquilo que precisa ser ressignificado na prática docente de modo que sigam
auxiliando seus alunos.
- Informar os professores que faremos uma
análise de duas produções de texto escrita por um aluno do 2º ano e outro do
4ºano, retirados do diagnóstico de produção textual do final de 2011 e o
outro do início do ano de 2012;
- Organizar os professores em quatro grupos
com três componentes cada;
-Informá-los que essa análise tem como
objetivo olharmos mais de perto como estão nossas crianças no que diz
respeito à produção de texto literário. Quais fragilidades que elas
encontram? E quais investimentos precisam ser feitos para contribuirmos para
mudarmos essa realidade e colocarmos os estudantes no papel de escritores
competentes?
- Quais conteúdos no que se refere ao
discurso, merecem ser aprofundado pelos professores?
- Abrir um momento de socialização das
respostas dos grupos;
- Durante a socialização a formadora
apresentará a digitalização das produções analisadas para que todo o grupo
possa participar do que os subgrupos apresentarem.
- Após a análise dos resultados, lançar mão
do seguinte questionamento:
*Que dificuldades são enfrentadas na
organização do trabalho de produção textual na escola em que trabalham?
- Anotar as respostas dos professores.
*A organização
textual e os recursos da narrativa ficcional
-
Informar aos professores que iremos analisar dois textos que são muito
frequentes nos planos de ensino de Língua Portuguesa para Produção de Texto;
-
Apresentar os textos “A Cigarra e a Formiga” e o conto “João e Maria” em
cópia impressa;
-
Distribuir a cópia dos mesmos para leitura e análise em dois grupos;
- Solicitar que se reúnam em grupo
para analisar o texto considerando as seguintes questões: Grupo I – A Cigarra e a Formiga
*O que nos leva a considerar esse
texto uma narrativa?
*Quem
conta a história é um narrador que também é personagem ou um narrador que
apenas conta os fatos? Justificar com passagens do texto.
*Os
fatos são narrados numa sequência lógica? O texto traz primeiramente uma
orientação ao leitor sobre o que se passa, onde, com quem? Ocorre uma
complicação no texto? No final, as coisas se resolvem? Justifique.
*Na opinião do grupo, com que finalidade o
narrador conta essa história? A que
tipo de leitor o texto se destina?
*Identifiquem
os elementos constitutivos da narrativa ficcional:
Quadro
1
Grupo II – João e
Maria
Quadro 2 - enredo
*Como os personagens são construídos
pelo narrador? Os traços físicos são apresentados ou apenas apresenta seu
comportamento? Justifique.
*Observem
no texto as expressões que marcam a passagem do tempo. Quais são essas
expressões? O que indicam?
*Que expressões no texto marcam ‘lugar’? Há
movimentação na cena, mudança de espaço? Como é possível chegar a essa
conclusão?
-
Fechar esse momento dizendo sobre a importância de analisar junto com os
alunos textos bem escrito, para que ao produzirem os alunos não esqueçam
esses aspectos que não devem ficar de fora das suas produções.
OBS.:
Neste momento a formadora trará alguns recortes acerca de aspectos que
precisam ser considerados dentro desta temática como os aspectos discursivos
e notacionais. Reforçando ainda mais o que fora analisado nas produções das
crianças e na análise dos bons modelos.
*Práticas
avaliativas em produção textual
- Lançar o seguinte questionamento:
•
Como estão sendo avaliadas as aprendizagens
dos estudantes relativas à PRODUÇÃO DE TEXTO?
- Anotar as reflexões realizadas pelos professores.
- Apresentar os slides com alguns recortes
trazendo à discussão reflexões acerca da avaliação no âmbito da produção
textual.
- Diante do que for exposto ampliar ainda
mais esta discussão solicitando dos professores o que eles já sabem e o que ainda
constitui um desafio neste aspecto do trabalho pedagógico.
-
Analisar alguns instrumentos avaliativos que podem ser utilizados como um suporte
para ajudar tanto o professor como o aluno. No âmbito docente como um veículo
de obter informações acerca do que está se ensinando e daquilo que precisa
ser ensinado e como fazer isso. E para os alunos no aspecto de garantir a
progressão de aprendizado.
|
||||||||||||||||||||||||
|
4ª
Formação: Produção textual
*Apresentar a pauta
formativa, assim como seus objetivos.
- Em seguida apresentar o texto selecionado
para a leitura compartilhada.
*Revisão de produções dos alunos pelos
professores.
- Dividir a turma em três grupos para
análise de um material.
- Em seguida, entregar para cada grupo uma
produção de um aluno afim de que analisem e sugiram os aspectos que são
necessários serem revisados. Ato contínuo, os professores serão convidados a
sugerir como encaminhariam este momento de revisão na sala de aula e quais
direcionamentos fariam.
- Este movimento sugere um meio de
direcionamento de revisão que é necessário e importante ser feito nas salas
de aula. Quando o aluno revisa um escrito de outro colega, ele recebe a responsabilidade
de ajustar de forma consciente esta produção, sugerindo alterações baseadas
no que aprendeu.
- Posteriormente, apresentação dos
encaminhamentos das revisões propostas pelos professores. Neste momento, a
formadora apresentar fundamentação teórica acerca da questão apresentada.
Aporte do livro “Narra por escrito do ponto de vista de um personagem” e
“Avaliação autentica” de Mabel e Alejandra Medina.
*Mantendo a mesma
formação da etapa anterior, propor o estudo do texto “A Revisão Textual na
Sala de Aula: Reflexões e Possibilidades de Ensino – Ana Carolina Perrusi
Brandão”. Propor que cada grupo fique com um trecho da leitura (totalizando
três partes) para não cansar os docentes. No momento da socialização dos
grupos, o formador deve apresentar considerações pertinentes e que não forem
sinalizadas pelos professores.
*Assistir
ao vídeo “Ler e escrever - Ensinar a produzir textos”. Solicitando que
identifiquem: Quais conteúdos de produção de textos estão sendo ensinados aos
alunos? Quais condições didáticas a professora oferece para que os alunos
aprendam a revisar seus textos? Quais intervenções realiza?
- Socialização das anotações pelos
professores.
- Após os estudos já realizados propor ao
grupo que construam um documento critérios acerca da etapa de revisão
textual. Que critérios devem ser considerados no momento da revisão textual,
de modo a auxiliar o aluno a adquirir conhecimento?
- Espera-se que percebam as condições
básicas que devem ser oferecidas no momento da revisão. Os direcionamentos necessários:
trabalhos em grupos, duplas, individual, coletivo...
*Entregar a ficha de avaliação aos
professores e solicitar que no espaço ‘Pontos significativos e pontos que
necessitam serem revistos’ que os professores assinalem o que aprenderam e
que foi significativo e àqueles que precisam ser revistos por falta de
entendimento claro do assunto. Logo após, a frequência da formação.
|
||||||||||||||||||||||||
|
5ª
Formação: Produção textual - Condições
envolvidas na produção textual: a ordem dos acontecimentos em uma história.
*Análise
e identificação do ontem, o hoje e o amanhã nos textos dos alunos.
- Dividir o grupo de professores.
-Entregar aos professores produções dos
alunos da rede - Ciclo I (3º ano) e Ciclo II (5º ano);
- Pedir que os grupos façam a análise das
produções, a partir das seguintes consignas:
Identifique nas produções:
1-“O
que aconteceu primeiro e que sequência de fatos veio depois?”
2-
“Quais palavras ou expressões mostram que o tempo está passando?”
3-
“A história acontece somente ao longo de um dia?”
4- “Se
sim, como podemos saber?”
5-
“Se não, que período ela abrange e como descobrimos essa informação?”
- Socializar as
análises pelos grupos.
-Apresentar ao grupo um breve resumo via
slide dos chamados “marcadores temporais”, suas classes e funções sintáticas
ressaltando sua relevância na busca de textos mais coesos e recheados de
termos apropriados para transmitir informações sobre o tempo das coisas.
Trazer para o grupo a reflexão em que nível nossas crianças estão e quais os
nossos desafios, principalmente no que se refere à garantia do trabalho com
produção escrita – marcadores temporais – desde as séries iniciais do ensino
fundamental.
*Leitura
e Análise de obras de autores experientes (literários e informativos) e
organização das informações colhidas; 50’ min.
-
Dividir o grupo de professores.
a)
Entregar ao grupo do Ciclo I, os seguintes contos: 1- Branca de Neve; 2- João
e Maria; 3- Os sete cabritinhos;
b)
Entregar ao grupo do ciclo II cópia de enciclopédia e livros que contem a
história do Egito antigo;
-
Pedir aos grupos para destacar os marcadores temporais encontrados nos
textos, seguindo os seguintes critérios:
G1
– Confecção de um quadro com os marcadores encontrados;
G2
– Registro de um pequeno roteiro com os principais eventos apresentados no
texto;
G1
e G2: Comparar como diferentes autores abordam o passado, o presente e o
futuro;
G3
e G4 – Grifar trechos que revelam informações sobre a passagem do tempo;
G3
e G4 – Comparar como diferentes autores abordam o passado, o presente e o
futuro;
-
Passar pelos grupos fazendo intervenções que auxiliem os mesmos à
identificarem os aspectos acima citados;
-Para finalizar
entregar a cada professor um quadro digitado com exemplos de boas estratégias
para destacar e identificar os marcadores temporais utilizados por autores
experientes.
*Ter em mente um leitor presumido:
definição de planejamento do texto.
-
Dividir o grupo de professores:
G1-
Ciclo I:
G2-
Ciclo II:
-
Pedir aos professores do ciclo I que retomem as produções dos alunos
avaliados no 3º ano (1º semestre);
-
Pedir aos professores do Ciclo II que retomem as produções dos alunos
avaliados no 5º ano (1º semestre);
-
Trazer para o grupo a seguinte questão: “Uma etapa anterior á produção
escrita, é a do planejamento das informações e de como será a evolução dos
acontecimentos. Nesse momento, você deve ajudar seus alunos a pensarem não
apenas no que irá escrever e em quais serão os personagens e lugares da
história, mas também no tempo em que ela se desdobrará”.
-
Entregar a cada grupo o livro com a história de João e Maria;
-
Pedir aos professores que após análise das produções, fazer a leitura da
história de João e Maria, utilizando o portador real com versões diferentes;
-
Após a leitura das histórias, solicitar aos professores que retomem as suas
conclusões da O.D. 2, a fim de retomarmos as fragilidades apontadas nas
análises das produções dos alunos da rede, a partir das consignas ali
citadas;
-
Propor a seguir a seguinte tarefa:
“A
fim de apoiar os alunos que foram avaliados no 3º ano e 5º ano, ajude os
mesmos na organização do planejamento do que será escrito na hora de
textualizar suas escritas, propondo alguns pontos a serem discutidos e
garantidos ao planejar, no que se refere aos marcadores temporais:
-Pedir aos professores que pensem em como
deve ajudar a turma a pensar quais pontos deverão aparecer, que garanta em
suas narrativas em que tempo elas se desdobrarão;
-Pedir aos professores que voltem as suas
conclusões da O.D. 2, como também a análise de como os autores experientes
utilizam os marcadores temporais em suas escritas, a fim de elaborarem
questões norteadoras que irão auxiliar os alunos em seu planejamento.
-Entregar para os grupos cópia do roteiro da
pág. 64/65 da revista Nova Escola – edição nº 253 – Junho/Julho 2012 “O ontem,
o hoje e o amanhã nos textos das crianças”, a fim de apoiá-los na realização
da tarefa acima.
- Pedir aos grupos
que apresentem as questões que planejaram como pontos importantes que devem
ser garantidos, a fim de auxiliar os alunos a planejarem melhor suas
escritas.
|
||||||||||||||||||||||||
Recursos
|
Impressões
dos textos para estudo; data show; notebook; slides das formações; produções
de alunos; vídeos; caixas de som, etc.
|
||||||||||||||||||||||||
Avaliação
|
Este
plano de formação para os professores deverá ocorrer durante o ano todo, e
por sua vez possibilitará verificar o que está dando certo e rever os
aspectos negativos e fazer melhorias. Constitui-se em um documento de suma
importância, pois oferece condições de formação aos professores atuantes em
suas práticas em sala de aula.
Espera-se
que estas formações possam oferecer suporte ao docente, tornando - o apto e
suficientemente capaz de superar os desafios existentes na prática docente.
Que este possa atuar de forma plena, satisfatória e consciente, tendo sempre
em mente à necessidade constante de atualização, procurando sempre novos
meios e recursos para garantir a aprendizagem significativa de seus alunos.
Pensando nisso, faz-se imprescindível que nestes encontros sua participação e
envolvimento sejam completos de modo que estes possam ampliar seus
conhecimentos e habilidades nesta área.
|
||||||||||||||||||||||||
Referências
|
AZEVEDO,
Leandro Villela. Objetivos
Procedimentais, Conceituais e Atitudinais. Disponível: http://tecnaula.blogspot.com.br/2011/03/objetivos-procedimentais-conceituais-e.html. Acesso em: 28/08/2012
Os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais em correlação com os eixos temáticos dos PCNS. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/os-conteudos-conceituais-procedimentais-e-atitudinais-em-correlacao-com-os-eixos-tematicos-dos-pcns/3.
Acesso em: 28/08/2012.
|
ESTE BLOG FOI FEITO PARA QUE NÓS PROFESSORES POSSAMOS REFLETIR E EXPLICITAR NOSSAS IDEIAS.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Plano de formação para professores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário