sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Educação na vida do cidadão

                                                                   A Educação na vida do cidadão
        A educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano e diversos são os documentos que corroboram com tal afirmação. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.
   Para esta finalidade, é importante que nós, profissionais da educação, estejamos sempre buscando novas possibilidades, novos caminhos para alcançar a educação que tanto almejamos. 
    Da mesma maneira, Bordoni (2008) defende que uma pessoa é competente quando busca, utiliza e tem recursos para realizar bem determinada tarefa, ou seja, deve ter e saber utilizar as habilidades para resolver uma situação complexa.
        Para atender as reais necessidades dos alunos criando situações reais de aprendizagem, é necessária uma instituição que se articule efetivamente com os pais, com a comunidade, que incorpore os saberes dela, que preste melhores serviços. É importante despertar no aluno a vontade de dedicar o maior tempo possível a atividades de aprendizagem, fazendo uso intensivo das oportunidades de ensino que lhe são oferecidas. Isto evidencia que, no final das contas, o aluno é o fator determinante no processo. 

     Como diz o provérbio americano: "É possível levar o cavalo à água, mas não se pode obrigá-lo a beber”. É necessário, naturalmente, dar aos alunos a chance de despenderem tempo com os estudos. Além disso, é necessário fornecer aos estudantes oportunidades concretas de aprenderem: materiais de estudo e livros atraentes e convidativos, por exemplo. O que nos leva automaticamente aos responsáveis pela oferta destas oportunidades de aprendizagem. Só investindo devidamente na educação de nossas crianças poderemos ter cidadãos críticos, participativos e transformadores da nossa sociedade.



Momento lúdico na sala de aula.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Paulo Freire

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